quarta-feira, 20 de abril de 2016

Acesso a Informação - Conheça Ustra a Quem Bolsonaro Homenageou



Uma das milhares de vítimas da ditadura militar, Amelinha Teles, descreveu assim seu encontro com Carlos Alberto Brilhante Ustra, conhecido como “Coronel Ustra”, o primeiro militar reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura.
Ao programa Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, Amelinha contou como era o homem admirado por Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e citado pelo parlamentar durante seu voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados.
“Ele levou meus filhos para uma sala, onde eu me encontrava na cadeira do dragão (instrumento de tortura utilizado na ditadura militar parecido com uma cadeira em que a pessoa era colocada sentada e tinha os pulsos amarrados e sofria choques com fios elétricos atados em diversas partes do corpo) , nua, vomitada, urinada, e ele leva meus filhos para dentro da sala? O que é isto? Meus filhos tinham 5 e 4 anos. Foi a pior tortura que eu passei”, disse a ex-militante do PcdoB.
O militar lembrado pelo parlamentar foi chefe-comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo no período de 1970 a 1974. Em maio de 2013, ele compareceu à sessão da Comissão Nacional da Verdade. Ustra morreu por parada múltipla respiratória em 2015.

Um comentário:

  1. Um dos maiores criminosos do Mundo esse tal de Ustra, em primeiro ligar vem o Hitler, depois esse coronel brasileiro chamado Ustra

    ResponderExcluir